21/07/2019

Livros que você não lê por preconceito literário



Quantas vezes você já deixou de ler algo com medo do que as pessoas iam pensar?

Muita gente deixa de ler frequentemente porque acha que o certo é ler clássicos. Que só vale se começar pelos livros do vestibular e todos os Shakespeare. Grande erro.
Eu tive muita sorte de ter uma professora de português na escola que, antes do vestibular, nos dava várias opções de curtas histórias interessantes pra minha idade. Fazíamos prova sobre a coleção vaga-lume (quem lembra?). Unido à minha precoce descoberta de Harry Potter e as demais fantasias que eram lançadas na época. Fazia na escola entre minhas amigas listas, e até competíamos para calcular quem lia mais. Líamos todos os títulos disponíveis na biblioteca da escola no infanto-juvenil e passamos a comprar cada uma uma edição de mais livros que eram pré-historicamente indicados no site Submarino. Lembro que começamos pela série House Of Night, que não acabamos porque amadurecemos um pouco mais antes de ela ser finalizada.

Resultado de imagem para gif reading


Eu não tinha dinheiro para isso na época - lia praticamente do que eu tinha em casa, unido à biblioteca da escola que AMÉM existia na época e do programa do estado que distribuía livros semestralmente para os alunos.

Resultado de imagem para gif reading


Eu não sei se foi sorte de estar com as pessoas certas na hora certa, mas acontece que mesmo sem exemplo a vida toda eu desenvolvi o hábito de ler. E aprendi nessa mesma época que tudo bem eu ler apenas o que eu gosto. Mas não é todo mundo que tem essa sorte, e eu escrevi esse texto exatamente pra te contar isso, caso você não saiba: TUDO BEM se você gosta de ler um gênero que ninguém curte ou que a maioria tem pré-conceito. O importante é desenvolver o hábito. O brasileiro lê muito pouco, e isso é triste. Tanta história incrível pra tantos gostos diferentes e o mercado em crise.

Resultado de imagem para gif matilda


Tudo isso e eu volto a perguntar: Quantas vezes você já deixou de ler algo com medo do que as pessoas iam pensar? Você ao menos sabe que gênero gosta? Leitura é questão de hábito, mas também de encontrar a história certa pra você. Conheça novos autores. Se perca na livraria. Encontre aquele livro que não vai te deixar levantar até saber o que acontece na última página.

Beijos!

Nenhum comentário

Postar um comentário