28/04/2018

Cronograma capilar para quem tem pressa

Olá minha gente, tudo bem? Foi vendo o diferença do meu cabelo antes, durante e depois da transição capilar que eu resolvi fazer um post simples para quem tem muita dúvida. Creio que já comentei por aqui sobre cronograma capilar, mas hoje vim falar de uma forma simples e objetiva pra você que quer tratar dos fios mas não tem tempo de perder muito tempo com isso.
imagem freepik

O que é cronograma capilar? 
É uma sequência de cuidados durante a semana que variam entre hidratação, nutrição, e reconstrução. Cada uma dessas palavrinhas tem um produto específico para aplicar nos fios que age de uma forma diferente dependendo da necessidade do seu cabelo. Existem 1001 sequências para fazer cronograma capilar e é legal que você passe por todos os passos, mas aquele o qual seu cabelo é mais ''carente'' você repita mais. 

Quando iniciei a transição capilar meu cronograma era:
semana 1 - hidratação - hidratação - nutrição
semana 2 - hidratação - hidratação - nutrição
semana 3 - hidratação - hidratação - reconstrução
semana 4 - hidratação - hidratação - nutrição

Claro que nem sempre dava tempo de fazer os procedimentos 3x na semana, eu sei como muita gente tem a vida corrida e tudo mais. O mais importante é tentar seguir um cronograma legal pro seu fio. Quando eu estava na dúvida de como decidir, procurei meninas que tinham o cabelo parecido com o meu e com a mesma situação. Se você não tem tanto tempo e acabou não fazendo todos os passos, não desiste! continue de onde parou que é melhor fazer algo pela saúde dos seus fios e não ser o perfeito do que não fazer.

cada item desse não está no cronograma a toa, olha só:

Hidratação é quando seu cabelo precisa de reposição de água e nutrientes. e você sabe que seu cabelo precisa ser hidratado quando tem um aspecto seco.

Nutrição ainda está ligada ao ressecamento dos fios, mas agora em sua proteção. Nossa oleosidade no cabelo muitas vezes não chega na extensão e pontas e é aqui que a nutrição age. Fazendo nutrição no cabelo estamos repondo os lipídios onde ele já é escasso. 

Reconstrução é necessária quando você percebe que a estrutura do fio já não é a mesma. Quando o cabelo quebra ou afina é aqui que entra a reconstrução. Por ser um pouco mais ''agressiva'' utilizando um produto mais forte é feita com menos frequência.

você pode seguir um cronograma capilar padrão, procurar alguma menina na internet ou site de marca especializada nos produtos para indicar um melhor cronograma ou então fazer um teste de porosidade.

O teste de porosidade é bem simples: em um pote com água você usa um (ou uns) fios de cabelo e para cada comportamento é indicado um tratamento.

Se o cabelo boiar completamente é hidratação
Se ficar no ''meio termo'' do pote é nutrição
Se ele afunda é reconstrução.

Tiro muito dessas dicas nos milhares de blogs que visito por ai e no site da SalonLine #todecacho que concentra praticamente todo o conteúdo sobre o assunto com as blogueiras parceiras.

Nenhum comentário

Postar um comentário