21/09/2017

Sobre criar o hábito de ler - e como adquiri-lo de forma saudável

Não sei bem em que época eu me tornei leitora, mas comecei (claro) com Harry Potter. Antes disso alguns livros que eu era obrigada a ler na escola e é sobre isso que eu vim falar hoje.
No Brasil, os hábitos de leitura são bem baixos, e muitas vezes as pessoas dizem que eu sou louca por estar com um livro meio grande, ou quando faço compras em livrarias - e olha que eu nem sou uma leitora super assídua.


Esses hábitos vieram perto do colegial, quando eu comecei a ler um gênero que eu gostava. E AINDA BEM QUE ESSES LIVROS VIERAM PARAR NA MINHA FRENTE. Eu lia apenas gibis quando mais nova, e graças a biblioteca que tinha na minha escola com um acervo até que eclético eu pude escolher o que ler. E é esse o porque as pessoas vão crescendo sem o hábito da leitura: Na escola, somos meio que obrigados a ler livros que não nos interessam com aquela idade gente! Convenhamos! Na minha época de vestibular eu não tive problemas porque eu já tinha estipulado na minha cabeça um gênero que eu gostava e já entendia que aquilo era um clássico pra uma avaliação, mas quem anteriormente, no alto dos seus 16 anos, com tanta informação acontecendo vai ter em suas mãos pra ler um clássico que não te interessa não vai querer nunca se apegar a esse hábito.


Tenho tanta coisa pra escrever aqui sobre isso que nem cabe em mim. Clássicos são importantes sim. Hoje, eu com 23 anos quero reler todos eles com a cabeça que tenho hoje e por livre e espontânea vontade. Mas porque EU quero. Leitura é um treino como qualquer outro.

Se para as pessoas tornarem os hábitos de leitura mais frequentes é necessário que elas comecem por livros de youtubers ou coisas do gênero ÓTIMO. Que seja o que ela gostar de ler. Com o tempo pode ser que ela vá se interessando por outros gêneros e até clássicos já pensou nisso? E se ela não quiser também, tudo bem! O importante é criar esse hábito.

E todo esse texto pra dizer que, na minha opinião, as pessoas devem sim criar o hábito da leitura de uma forma prazerosa e com temas que ela curte. Porque? Porque eu sei o quão maravilhoso foi ler Harry Potter e me encantar com o universo que me tornou uma pessoa mais criativa e aprender com as ações e experiências dos personagens.


Então se eu tenho um conselho (se é que eles são válidos pra alguém, mais ai vai) Leia. Leia aquilo que você quer, que te agrada e não tenha vergonha disso. As pessoas vão falar e querer opinar mas apenas leia. Sinta aquela história, se emocione, aprenda, e marque seus livros todinhos com post its. Torne disso um hábito saudável, no seu ritmo e com seus gostos. 


Gente, eu precisava escrever esse post. Sério. Eu vejo muita gente próxima a mim que não lê justamente porque começou pelo lugar errado e que não a agrada, não sei se o texto soou confuso, mas foi de coração <3

Beijos!

Nenhum comentário

Postar um comentário