30/09/2016

Resenha Boa noite - Pam gonçalves

Olá gente tudo bom? Aqui é o Felipe e essa é minha primeira resenha de livro aqui no blog. Não sabemos ainda com que frequência elas vão acontecer, mas sempre que houver um bom livro que merece e precisa ser compartilhado teremos post.





O mundo precisa de mais pessoas como Alina

Quando a Pam anunciou que iria publicar um livro, eu fui uma das pessoas que mais ficaram felizes com essa notícia. Só ela sabe o carinho e admiração que tenho por ela. Queria ser 1/4 do que ela é. Mas depois de um tempo fiquei com medo de que toda essa admiração e respeito pudessem influenciar de alguma forma na leitura do livro. Tive medo de ter expectativas muito altas e me decepcionar, mas estou aliviado que isso não aconteceu porque ela escreveu uma história maravilhosa e eu vou explicar o porquê. O livro vai contar a história da Alina, uma garota que acabou de sair de casa pra morar numa cidade universitária. Ela quer deixar tudo pra trás e ser uma pessoa diferente do que está acostumada a ser.

 O começo do livro vai fazer essa introdução dos personagens que moram na República das Loucuras e dos primeiros dias de aula de Alina no curso de Engenharia da Computação, um curso bem inusitado que fará com que a garota precise lidar com esse tipo de preconceito de que "só homens têm talento sobre esse assunto". Alina que tinha uma vida normal demais (não que isso seja um problema) e era sempre a boa filha e boa menina decide que nessa nova fase de sua vida não vai deixar que outras pessoas definam quem ela é. De repente Alina está indo a bares em plena segunda-feira, enchendo a cara e conhecendo gente nova. Até que um dia seu nome aparece na página de fofocas da universidade e ela começa a perceber a índole das pessoas com quem se envolve. A personagem teria duas escolhas: se fazer de vítima e coitadinha e voltar a ser a garota normal e sem graça que ninguém percebe ou fazer algo a respeito pra mudar aquilo que está acontecendo bem diante de seus olhos. Acho que a Pam se inspirou um pouco no seu livro favorito para contar essa história. Pois em A Lista Negra a personagem principal também não fica só se lamentando pelo que aconteceu e encontra seu papel nessa história pra ajudar aqueles que precisam de ajuda. Apesar do drama de Alina ser menor que o da Valerie eu senti essa referencia na história, mas posso estar enganado.







  O livro trata com leveza de muitos assuntos discutidos hoje em dia na sociedade e na medida exata para não ficar algo didático demais. Drogas, bullyng, racismo, homofobia, abuso sexual, cultura do estupro, feminismo, machismo... E todos que lerem vão conseguir se identificar um pouco, pois todo mundo já passou por mudanças e sabem como é difícil o primeiro dia de aula, tanto na escola como na universidade. Como é ser alvo de fofocas. Entre outras coisas. Também tem uma bela mensagem de empoderamento feminino e de como podemos ser a mudança que queremos no nosso meio social, mas o que mais me emocionou e me arrancou uma lágrima foram os agradecimentos da autora no final do livro. É lindo ver uma pessoa que acredita nos seus sonhos, conquistá-los. Por isso me inspiro tanto nela. Assim como amei o conto dela em Amor nos Tempos de Likes eu amei Boa Noite e espero ler muitos e muitos mais livros dessa youtuber/garota/mulher que assim como eu, ama ler.

Você pode comprar o livro Boa noite da Pam Gonçalves aqui




Não esqueçam de se inscrever no meu canal!

Felipe Alisson



Nenhum comentário

Postar um comentário