25/06/2015

Livros para colorir além do antiestresse

Os livros para colorir para adultos ou antiestresse estão fazendo o maior sucesso. Eles prometem um ''momento zen'' sem preocupações para que você deixe de ser um estressado. Mas o que pouca gente sabe, é que a terapia pode ir muito além disso. Podemos até entrar um arte terapia, mais isso já é um assunto pra outro post, e com uma pessoa mais especializada no assunto.

Você pode por exemplo, depois de pintar despretensiosamente, procurar na internet alguns significados de como você prosseguiu com o desenho até terminar, e aqui estão alguns itens:
- As cores que você usa podem dizer muito sobre seu estado de espirito, consulte suas descrições.
- A intensidade do lápis também! Talvez algum conteúdo sobre grafologia (o estudo da escrita) possa dizer algo, como por exemplo se você aperta o lápis na hora de pintar, ou até a direção que pinta.
- Até os desenhos que você escolheu pintar primeiro, ou se teve algum que abandonou e depois retomou.

Já ouvi muitas histórias onde psicólogos utilizam essas técnicas com crianças para saber mais sobre seus sentimentos mais ''escondidos'', pedindo por exemplo para fazer um desenho livre.

Claro que você não vai ficar bitolada nisso, mas é muito interessante que além de ser uma atividade sem maiores pressões - como sofremos todos os dias, com trabalho, estudos etc - ela possa dizer algo sobre nós! e é também uma ótima oportunidade de desenvolver mais a criatividade! então pegue seu livro para colorir, pesquise algumas referencias de desenhos e paleta de cores que você gosta e se divirta!

Beijos!

Nenhum comentário

Postar um comentário